O mau cartão de visita do Caminho de Santiago em Nisa

Para quem siga o apelo das instituições locais e regionais para fazer o Caminho de Santiago no concelho de Nisa, e nos visite (o que todos desejam), vai-se deparar com quilómetros de cancelas/porteiras feitas de arames e pauzinhos:

Depois do excelente trabalho realizado por quem esteve no terreno, a pressa à publicidade do percurso passou por cima de condições elementares. O cuidado que poderia e deveria ser exemplo sobre o que deve ser obrigatório para os proprietários em caminhos públicos. Arames e arametes, pauzinhos e pauzetes, cordéis e baraças a ‘poluir’ a paisagem. Com a taxa local recentemente criada de “salvaguarda da paisagem”, haverá aqui uma boa fonte de rendimento:

Inconcebível aos olhos de países evoluídos nesta União Europeia. Soluções são simples:

  • Substituição, a cargo dos proprietários, destes separadores degradantes por CANADIANAS;
  • Em alternativa, as cancelas/porteiras têm que ser em MADEIRA ou FERRO, de abertura fácil (veja-se o que se fez para o Menir do Patalou e, que se saiba, as vacas e ovelhas ainda não sabem abrir portas):
    • Se os proprietários não tiverem rendimentos suficientes para as substituir, os executivos autárquicos poderão dar algum apoio;
    • Se tiverem rendimentos suficientes e não o quiserem fazer, cancelas/porteiras actuais deitadas abaixo. Se o gado existente colocar em risco a vida de qualquer cidadão, os proprietários deverão ser levados a responder judicialmente.

À memória do Senhor João Francisco, autarca nisense, que sempre se pautou pela exigência na correcção às condições dos caminhos públicos no concelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s