Parlamento Europeu dá-te a oportunidade de ver 7 filmes gratuitamente no âmbito do Prémio Lux de Cinema

O Parlamento Europeu em Portugal, juntamente com a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, apresentam “Lux Film Days Online”, uma mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio Lux de Cinema, disponíveis gratuitamente de 18 a 24 de Dezembro em www.filmin.pt.

O Parlamento Europeu criou o Prémio Lux de Cinema para melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate à escala europeia sobre as principais questões sociais da atualidade.

Esta iniciativa tem por objetivo celebrar a União Europeia como espaço comum de liberdade criativa, a Europa que apoia a sétima arte e encoraja os seus criadores, nomeadamente no âmbito do Programa Europa Criativa.

A programação conta com dois filmes que competem pelo Prémio Lux de Cinema 2020: Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional (em representação da Polónia), uma poderosa reflexão sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade;

Martin Eden, de Pietro Marcello, vencedor do Prémio Melhor Actor no Festival de Veneza, uma adaptação lírica do romance homónimo de Jack London, que dialoga com os dias de hoje. 

A seleção de filmes inclui ainda vários vencedores e finalistas do Prémio LUXnomeadamente os vencedores A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (LUX Prize 2018), Sami Blood, de Amanda Kernell (LUX Prize 2017) e Welcome, dePhilippe Lioret (LUX Prize 2009), e os candidatos A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (finalista do LUX Prize 2016), e Inimigo da Turma, de Roc Bicek (finalista do LUX Prize 2014).

Programação Lux Film Days Online: 

– Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa (Films4You)
– Martin Eden, de Pietro Marcello (Leopardo Filmes)
– A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (Films4You)
– Sami Blood, de Amanda Kernell 
– Welcome, de Philippe Lioret 
– A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (Outsider Films) 
– Inimigo da Turma, de Roc Bicek (Legendmain Filmes) 

A visualização destes conteúdos é oferecida pelo Parlamento Europeu, tornando este ciclo totalmente gratuito para todos — subscritores e não subscritores da plataforma Filmin. 

At https://www.comunidadeculturaearte.com/

“Vitalina Varela” é o novo candidato português aos Óscares. Substitui “Listen”, que não cumpria as regras

O filme “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema. A exclusão de “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, que não cumpria as regras de elegibilidade (no que à língua falada dizia respeito), levou os membros da Academia Portuguesa de Cinema a fazerem uma segunda votação. A decisão foi tomada para “garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam selecionado o filme na primeira votação”, lê-se em comunicado enviado pela organização.

A longa-metragem conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.

Estreado no Festival de Locarno, na Suíça, em 2019, “Vitalina Varela” recebeu o prémio máximo, o Leopardo de Ouro, assim como a protagonista, Vitalina Varela, duplamente premiada como melhor atriz. O Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, em Abril, deu ao realizador o prémio Persistence of Vision.

A 93.ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby, em Los Angeles. A Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.

At https://expresso.pt/ – já a 21/12/2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s