Crónica: “20.º Aniversário do GFA A Elvas”

Corrida 19-9-2020 Elvas

20º Aniversário do G.F.A. Académicos de Elvas

No dia 3 de Junho do ano 2000, data da fundação do nosso Grupo, 12 amigos caminharam pela 1ª vez para uma fardação, sem a certeza se esse momento se voltaria a repetir mas com vontade de triunfar nessa noite. Após terminar a corrida, saímos de praça com uma alegria tremenda e aí sim com a certeza que não seria a última vez que envergávamos a nossa jaqueta, a jaqueta dos Académicos de Elvas.

Em 20 anos, muitas são as histórias nesta arte de pegar toiros, muitos e bons amigos foram vestindo esta jaqueta, todos sempre munidos dos valores que os fundadores tentaram transmitir desde o primeiro dia, a irmandade, o gosto pelo mundo do toiro, mas acima de tudo o respeito máximo pelo espectador que está em praça para nos julgar e apoiar.

Neste dia 19 de Setembro de 2020, na nossa praça celebrámos o nosso 20º aniversário, num ano como todos sabemos atípico, mas foi uma noite de Festa, não pudemos fardar antigos e atuais elementos e foram escolhidos pelo cabo Luís Machado 20 elementos. Quase como que se cada um representasse cada ano do nosso Grupo e foram os seguintes elementos que tão bonita história souberam contar:
Cabo Luís Machado, Roberto Ameixa, Jorge Nazaré, Paulo Maurício, Pedro Simões, Luís Cachola, João Carrilho, António Machado, Sebastião C. Fernandes, Samuel Silva, Miguel Crespo, João Bandeiras, João Restolho, Luís Bissaia, Tomás Silva, João Gonçalves, António Gonçalves, Luís Carvalho, Bernardo Barradas e Paulo Ganhão

Início da corrida às 21:45, praça cheia (50% da lotação devido as normas DGS), compunham cartel os cavaleiros João Moura Jr., o meu irmão Marcos Bastinhas e Duarte Pinto. Toiros a lidar da ganadaria São Marcos.

Quanto aos cavaleiros, 3 actuais figuras do nosso panorama. Os cavalos irrepreensivelmente apresentados, arreios e casacas cuidadas com todo o brio.

Os 3 cavaleiros de dinastia fizeram jus ao peso que carregam e sairam de praça com a certeza de missão cumprida, pois foi com ovações nos 6 toiros que o publico os brindou.

Destaco o meu irmão Marcos, sobretudo na lide de poder do 5º toiro, ferros praça a praça com a emoção que levantou o público.

Deixo aqui um obrigado aos cavaleiros pelas bonitas palavras que cada um brindou o nosso Grupo.

Só com esta união de todos os intervenientes a nossa festa fica mais bonita!!!

Quanto às pegas, partilho como elemento deste grupo estas palavras que me saem da alma.
No 1º toiro salta para a praça o cabo Luís Machado, dirige-se aos fundadores e dedica a pega com umas emotivas palavras. Em nome dos fundadores, obrigado Luís por tão bem comandares o nosso Grupo.
Toiro colocado, Luís começa desde tábuas, bonito no cite, manda no toiro, mas não o recebe da melhor maneira e a pega não se concretiza.
Com a mesma galhardia, o Luís volta a mandar no toiro, recebe como mandam as regras, a aguentar bons derrotes, mas acaba por ficar fora da cara.
Volta a colocar o barrete para concretizar à 3ª tentativa com a mesma garra, com boa 1ª de Jorge Nazaré e desta vez com o grupo coeso a ajudar.

Para o 2º toiro o escolhido é João Restolho, dirige-se para os médios e brinda ao nosso público. Restolho vai para o toiro com a elegância de cite que lhe é conhecida, na 1ª tentativa não recuou da melhor forma e acaba por não ficar na cara do toiro.
Na 2ª tentativa volta com a mesma vontade e o toiro demora a sair, mas o João soube mandar no toiro e concretiza uma boa pega com o grupo a mostrar toda a união, com destaque para a boa 1ª ajuda de Miguel Crespo.


No 3º toiro o forcado experiente Paulo Maurício brindou a Tiago Garcia, forcado do grupo que este ano sofreu uma complicada lesão.
O Paulo é um forcado de poder, conhecedor dos terrenos que pisa, caminha com toda a sua arte para o touro, recebe irrepreensivelmente o toiro com todo o grupo a ajudar a concretizar a pega. Desta vez coube ao Bernardo Barradas dar uma 1ª ajuda com toda a alma ao seu primo e para terminar com arte Luís Bissaia a rabejar.


Para o 4º toiro, é selecionado o forcado Roberto Ameixa, um dos elementos mais antigos em atividade no nosso grupo.
O grupo brinda ao meu irmão Marcos Bastinhas, que também se estreou em praça como cavaleiro amador no mesmo dia do nosso Grupo, fazendo ele também, como não podia deixar de ser, parte desta nossa família.
Roberto Ameixa coloca o barrete com o toiro praça a praça, com todo o conhecimento que tem do toiro acaba por realizar mais uma excelente pega com o toiro a fugir ao grupo, que foi eficaz e pronto na ajuda, com destaque o rabejador João Bandeiras que oportunamente deu uma excelente ajuda.


Para o 5º o cabo escolhe o seu irmão António Machado.
Bonito brinde à nossa madrinha, minha mãe Helena Nabeiro Tenório, a quem o grupo muito deve a sua existência e continuidade aos longos dos anos, o nosso muito obrigado.
António começa a citar, praça a praça com grupo a dar todas as distâncias, elegância no cite, voz a comandar, realiza mais uma excelente pega com o grupo mais uma vez a ajudar com coesão, com mais uma vez em evidência a 1ª ajuda de Jorge Nazaré.

Para o 6º toiro e fecho de corrida, o forcado Tomás Silva.
No meio da praça ergue o barrete ao céu e com o coração brinda ao meu pai Joaquim Bastinhas, para mim o verdadeiro fundador do nosso grupo, a quem devemos a nossa existência, um pai para nós, sem dúvida vai faltar sempre alguém em Elvas! Muitas palavras lhe podia escrever mas com a certeza que lhe são entregues todos os dias nos meus pensamentos e orações! Obrigado pai por podermos celebrar esta data!
Tomás, forcado que tem vindo a crescer e passar de uma esperança para uma afirmação no grupo, avança para o toiro com determinação, recebe bem e aguenta uns bons derrotes com toiro a dar uma cambalhota quando chegavam os ajudas que prontos ajudaram na concretização da pega.

Termino com umas palavras de agradecimentos a todos os que fazem parte desta família, pois só assim conseguimos continuar a escrever histórias nestas nossas bonitas páginas. 

Obrigado Elvas por acreditar no nosso Grupo! Será sempre um orgulho levar o nome da nossa cidade a todos os cantos do país e além fronteiras.

Longa vida ao GFAAElvas!!!

Ivan Nabeiro Crato

At https://academicosdelvas.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s