A Ana Aeroportos de Portugal está a desviar voos de Lisboa para o Aeroporto de Beja, a notícia foi confirmada à Planície por José Soeiro do AMAlentejo, que sublinhou que esta é a resposta imediata para o caos que está instalado nos Aeroportos de Lisboa e de Faro e a necessidade e urgência de assumir a modernização da ferrovia e a conclusão do IP8, que viabilizam a estrutura aeroportuária do Baixo Alentejo como um imperativo estratégico para o País.
Para o AMAlentejo o Programa Nacional de Políticas de Ordenamento do Território, em revisão, está de costas voltadas para o Alentejo.
José Soeiro acrescenta ainda que o governo pode poupar milhares de euros em vez de gastar centenas de milhões de euros num novo Aeroporto, na Base Aérea do Montijo, em vez de modernizar a rede ferroviária do Alentejo e concluir obras estratégicas como o IP8, onde estão já investidos vários milhões de euros. O mesmo responsável destacou ainda que Beja não quer substituir nenhum aeroporto de Lisboa, mas ser um pólo de desenvolvimento e uma alternativa para o sul do País.