Opinião: “Benfica, Spin e Damage Control”

Rui Calafate 26486_104731429549928_3658939_nHá muita gente que comenta comunicação e não sabe o que ela é e nunca trabalhou nela. Hoje, vou, pedagogicamente, ensinar como se faz um trabalho de spin e damage control usando o exemplo do que se está a passar no Benfica, sabendo que o seu presidente iria estar nas bocas do mundo por mais um processo, que estas coisas sabem-se com alguns dias de antecedência.

Objectivos:
1-envolver ou arranjar outro rival para confundir e distrair agenda mediática;

2-evitar prolongamento da lama para dentro do clube;

3-arranjar outra figura para salva-vidas do presidente

O que se fez:
1-Na segunda um jornal mete na capa que o presidente do Sporting está a ser investigado (lia-se notícia e era palha). No dia a seguir, manchete com presidente de outro clube, na mesma o Sporting, no jornal mais lido do País para dar força à capa do dia anterior. É assim, o primeiro tópico a ser cumprido: usar um rival para baralhar a notícia mais importante que manchava Vieira como ontem se veio a comprovar;

2- evitar ao máximo envolver o clube, justificando que o processo nada ter a ver com o Benfica, apesar do presidente ser arguido e mais um vice-presidente ter sido alvo de buscas. E tentaram.

3- colocar já na primeira página de um dos desportivos mais influentes, A Bola hoje, uma outra figura, Fernando Tavares, para diluir o impacto na imagem de Vieira. Também feito como poderão ver.
Este é um trabalho de spin profissional e é bom que as pessoas aprendam a ler e a ver como se trabalha em comunicação. Se os objectivos foram alcançados, estamos a ver isso, mas que há uma enorme mancha reputacional a pender sobre a instituição Benfica isso é uma verdade irrefutável que nem o melhor dos especialistas de comunicação consegue tirar.

Bom dia e agradeço que não comentem com disparates de quem não percebe nada disto nem com ofensas, este é um post de análise racional e profissional.

Rui Calafate

At https://www.facebook.com

Anúncios

Um pensamento em “Opinião: “Benfica, Spin e Damage Control””

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s