O Alentejo tem uma nova praia. Não, ainda não é a do Conhal

praia_fluvial_de_monsaraz_9
A primeira praia do Grande Lago Alqueva vai ser inaugurada no dia 1 de junho no Centro Náutico de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central. E apesar de ainda não ter sido inaugurada, a praia fluvial já tem bandeira azul e as classificações de “Praia Acessível” e “Praia Saudável”, por cumprir os requisitos de acesso para pessoas com mobilidade condicionada, e por respeitar as normas de segurança e de qualidade do ambiente.

Mas a nova praia não é a única novidade neste novo espaço de lazer. Em frente a ela, dentro da água, haverá uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário e dividida em piscina infantil e adulta. Segundo o município, a praia terá uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico, duches públicos, chuveiro duplo com lava pés, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 120 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Com uma frente de praia de 120 metros de extensão, a zona dispõe também de um espaço relvado adjacente ao estacionamento que faz a ligação ao areal. Neste relvado há sombreamentos e o areal terá 20 toldos, para além das árvores existentes no local, um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água, que já existem há alguns anos.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “esta praia é a primeira do Grande Lago Alqueva que cumpre todos os requisitos legais e por isso mereceu a atribuição da bandeira azul pela Associação Bandeira Azul da Europa, passando assim a ser uma das duas únicas praias com esta distinção em todo o interior sul de Portugal”.

O autarca explica que “a aprovação da praia não foi um processo rápido, pois para além das necessárias autorizações tiveram de ser efetuadas análises à água durante um ano para atestar a sua qualidade para banhos, e sem nenhum resultado negativo”. José Calixto sublinha ainda que “são infraestruturas municipais como esta que podem trazer mais pessoas e desenvolvimento aos concelhos abrangidos pelo Grande Lago Alqueva, mas também os projetos turísticos de promotores privados, alguns deles parados devido às limitações do Plano de Ordenamento das Albufeiras do Alqueva e Pedrógão, pelo que é urgente e imprescindível a rápida revisão deste documento de ordenamento do território”.

At Tribuna do Alentejo

Um pensamento em “O Alentejo tem uma nova praia. Não, ainda não é a do Conhal”

  1. QUEREM MATAR O ZÉ POVINHO!
    Por DENÚNCIA de alguém, hoje, dia 25 de maio, o Facebook “apagou” o Zé Povinho.
    Esse “alguém” quer amordaçar o Zé. NINGUÉM apaga o Zé. O Zé NÃO SE VERGA. O Zé precisa de se informar para que não lhe tolham a voz. E encontrará sempre forma de se afirmar e de ajudar quem está com ele.
    «Em período pré-eleitoral sucedem-se as inaugurações, as inaugurações das intenções, os subsídios, as festas, as galas, os festivais, os dias comemorativos e espera-se que tudo isto seja o alimento dos dias da campanha e o motivo para colocar a cruz em determinado partido.
    As ideias, a visão, as propostas para o território ficam para depois. As soluções ficam para mais tarde, como se vão concretizar logo se vê, é preciso é apresentar obra ou meramente a sua intenção.
    Vivemos também o momento crucial onde se faz o “teste do algodão” à tão falada transparência nos órgãos autárquicos – é preciso justificar as medidas que se vão tomar, os lugares que se vão criar e até as dívidas que se vão contrair.»
    http://www.esquerda.net/opiniao/etica-em-tempo-pre-eleitoral/48527
    O Zé não é parvo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s