Um ‘Mundo Novo’ vive no Politécnico de Bragança

ng7804622
É lá que, em percentagem, estuda e faz vida, a maior comunidade de estudantes estrangeiros em Portugal.

Do Paquistão à Hungria, da Suécia aos Camarões, da Serra leoa à Costa Rica… Chegam de todo o mundo para estudar em Bragança. Já são 64 as nacionalidades que inscreveram o nome no Politécnico. David Velez chegou este ano da Colômbia. “Acho que nem no Equador, nem o Perú, nem nenhum país da América do Sul podes sair à rua com a tranquilidade que há aqui”.

Segurança, muitas culturas e uma cidade acolhedora. É assim que muitos classificam o IPB e Bragança. Inês Jabeur é Tunisina. Está a começar o segundo ano em Bragança. Começa-o com o coração cheio… arranjou namorado! “Sim, é de Bragança. Damo-nos bem, a família é fantástica, ele é muito gentil. Não tenho problemas”.

Identidades e vidas que se cruzam num Instituto que vai, “mundo fora” em busca de estudantes. “Começamos por ter um ou dois alunos de um país e sabemos que, quase inevitavelmente, no ano seguinte temos um crescimento exponencial. Chamam-se uns aos outros. Sentem a segurança de que se os outros vieram é porque havia alguma identidade”, diz Anabela Martins, pró-reitora responsável pelo gabinete de imagem e do estudante.

Este ano deverão estar ali cerca de 1600 alunos estrangeiros. A região transforma-se num “campus” atrativo, conclui Sobrinho Teixeira, presidente do IPB. “Normalmente os estudantes costumam ver qual é a relação da qualidade de vida, do custo de vida e nós temos uma relação e nós temos uma relação ótima entre os dois parâmetros e uma região que é muito segura. Em toda a minha atividade de internacionalização nunca me perguntaram onde ficava Lisboa.”

At http://www.tsf.pt/http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s