Decorreu no passado sábado, dia 25 de Novembro, o I Encontro Transfronteiriço entre o PS Nisa e o PSOE Cedillo, que resultou num enorme êxito entre os praticamente 50 militantes participantes.

Teve início por volta das 11 horas portuguesas em Cedillo, dando-se de imediato início a uma palestra entre todos os militantes, com base nos mais variados assuntos actuais que tocam ambas as localidades, com preponderância de Montalvão relativamente ao concelho de Nisa. Após os discursos de ambos os presidentes das secções locais, o debate foi aberto, tendo daí sobressaído, e em especial, a questão das limitações físicas que separam os dois lados da fronteira, caso concreto, a barragem, a ponte já existente ou possivelmente a nascer, das tomadas de posição já efectuadas de ambos os lados, o papel da Iberdrola, bem como dos representantes dos Partidos Socialistas e dos vários Governos: como exemplo, os dois eleitos distritais do PS na Assembleia da República apresentaram há bem pouco tempo requerimento a questionar precisamente o ponto situação dessa ligação e a possível referência ao mesmo no próximo Orçamento de Estado para 2007.
Para além disso, foi referida também a questão da interioridade, das semelhanças e diferenças a nível cultural, social, político, dos recursos naturais, bem como naturalmente do actual desenvolvimento local e económico e do que se poderá vir a ganhar com uma ligação permanente entre as duas localidades. O factor nuclear foi também referenciado, cuja energia tem sido alvo de muito debate nos últimos tempos, e com os quais os nossos vizinhos se debruçam ou dormem sobre o assunto de forma diferente.
Esta mesa redonda durou praticamente duas horas, com muita participação, tendo-se passado depois a uma visita ao Centro Cultural, incluindo Biblioteca, Museu e miradouro, com vista sobre as várias localidades envolventes dos dois países. O almoço foi servido nas instalações das Piscinas Municipais, perto das 14 horas, de onde sobressaíram as tapas locais, bem como vinho da zona de Cáceres.
Após os cafezinhos da praxe, passou-se depois a Montalvão, com a natural passagem na barragem já referida, dando-se início a uma visita às instalações do Lar de Montalvão por volta das 16h30, de que resultou também o comentário generalizado das condições bastante práticas que tais instalações oferecem.
A partir das 18 horas, esteve disponível a todos os militantes presentes a degustação de um javali assado no espeto, bem como a prova de vinho já novo de Nisa, antes de ser levado à distribuição.
Para além dos presidentes das secções, contou com a presença dos Alcaides de Cedillo e Herrera de Alcântara, bem como de Conselheiro da Junta da Extremadura e do Governador Civil de Portalegre. Em fase de tratamento ficou também o convite a ser efectuado ao Secretário de Estado das Obras Públicas, para, se possível, em simultâneo com representantes governamentais espanhóis, poder ser efectuada visita aos locais em causa com a maior brevidade.
Deste encontro sairá documento assinado por ambas as partes, a ser enviado aos vários órgãos regionais e nacionais dos Partidos Socialistas, bem como aos respectivos representantes de ambos os Governos.
P’PS Nisa