Armindo Jacinto critica saída de Nisa da Naturtejo

Naturtejo 1469426296_0Já é do conhecimento público que o município de Nisa pretende sair da Associação de Municípios Natureza e Tejo – Naturtejo. Tal decisão foi aprovada em Assembleia Municipal com 12 votos a favor pelas bancadas do PS, PSD e Miconisa e nove votos contra dos deputados da CDU.

Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, afirmou, no sábado, não compreender a decisão do município em sair desta entidade. No entanto, segundo Armindo Jacinto, a base desta decisão está relacionada com as dívidas de Nisa com a Naturtejo.

“O processo de Nisa é um processo antigo. Nisa é um município que está em incumprimento com a Naturtejo relativamente ao pagamento. Obviamente sempre fomos tolerantes relativamente a este processo, mas Nisa entendeu que a melhor forma era sair”, explicou.

Apesar da saída, que ainda não está formalizada, Nisa vai ter de pagar a dívida. Para além disso, após a saída, o município não vai poder usufruir dos apoios de integração do território da UNESCO, nomeadamente em programas comunitários.

“Tínhamos um PROVER Alentejo e eles não vão poder beneficiar dessa estratégia que a Naturtejo fazia parte”, avançou Armindo Jacinto.

A saída do município de Nisa da Naturtejo não vai implicar a área classificada que se estende naquele território, “até porque há outros sócios que estão perfeitamente integrados e pretendem manter-se”.

“Nisa levou o processo à Assembleia Municipal, agora vai-nos comunicar essa saída. O município é que vai sair da Naturtejo, porque o território continua classificado até à próxima avaliação, onde podem entender que no território de Nisa nenhuma entidade faz um trabalho de preservação e podemos propor a sua exclusão”, esclareceu o presidente da Naturtejo.

Armindo Jacinto, que se mostrou contra esta decisão, acrescentou ainda que este é “um ato que com eles ficam”.

At http://diariodigitalcastelobranco.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s