Artigo de confirmação: “O direito à escrita.”

joana-darc-de-luc-bessonEscrever aproxima as pessoas ou pode simplesmente afastá-las. Mas fá-las começar a pensar, sem dúvida. Já havia quem dissesse que pouco importava se falavam bem ou mal de algo ou alguém, o importante era falar-se. O acesso a informação nos dias que correm é vasto. A toda a hora somos bombardeados com notícias da nossa terra ou de um qualquer lugar remoto no globo. Assuntos mais ou menos pertinentes que dão a volta ao mundo, mais rápido do que se correr a contar a vizinha do lado.

Supostamente andamos sempre desactualizados. O ciclone que arrasou determinada ilha afinal não foi mais que um rajada de vento. Da queda do avião sobreviveram vinte e não duas pessoas. Há que saber fazer a triagem de toda a informação que nos envolve. De uma forma prática e objectiva, selectiva e exigente, se quiserem. E depois sermos mais críticos. Darmos opiniões e pedirmos esclarecimentos.

É aqui que cumprimos o nosso papel de podermos mudar o mundo, no pouco que conseguimos. Por muito bom que sejamos, alguém não partilhará da mesma opinião. Ao invés de destruirmos opiniões contrárias, há que ser humilde e reconhecer que podemos ser ainda melhores. Chama-se construir. Criar alicerces e reforçar as estruturas para melhorar nem que seja o fundo do nosso quintal. Os blogues transformaram-se em plataformas que, quando bem geridas e desenvolvidas, poderão ser ferramentas úteis na proliferação de ideias e projectos.

Achar que um blog não é mais que uma forma camuflada de tecer críticas e dizer mal de alguém, só poderá ser revelador de uma mente que não se abre a novas ideias, nem a novos horizontes. Redutora, portanto. Castradora do progresso.

Passados dois anos, esta Porta e esta Janela estiveram abertas à discussão sobre os mais variados assuntos. Continua a faltar o empenho em emitir opiniões e críticas quando assim tem de ser. Dizer mal e ofender sob anonimato é muito mais fácil. Mas não é isso que se pretende. Não aqui. Se temos muitos ou poucos seguidores não é demasiado importante. É importante saber que estamos aqui. Que continuamos a querer colaboradores na construção de um futuro mais promissor. Continuamos, de portas e janelas abertas. Escancaradas.

NC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s