Câmara de Castelo de Vide adquiriu antigo edifício do balneário das termas

Termas C. Vide

De acordo com o definido num despacho do Presidente da Câmara teve lugar hoje, pelas 14:30 horas, na Conservatória do Registo Predial de Castelo de Vide a escritura de permuta de três prédios rústicos propriedade da Autarquia na serra de S. Paulo por três prédios urbanos propriedade da Unicer Águas SA sitos na Fonte da Vila (antigo complexo termal).

Vinte e dois anos volvidos chega assim ao fim um processo iniciado com um protocolo estabelecido entre as duas partes em 1994 (aprovado pela Câmara Municipal em 16 de Setembro e pela Assembleia Municipal em 30 de Outubro). Recentemente este protocolo foi alvo de uma adenda que desbloqueou a sua concretização, aprovada pelo Executivo em 18 de Novembro e pela Assembleia Municipal de dia 30 do mesmo mês do ano passado. O protocolo de 1994 com a adenda de 2015 torna-se efetivo com a materialização da escritura de permuta prevista para hoje.

Os terrenos cedidos pela Câmara Municipal na serra de S. Paulo correspondem àqueles em que a Unicer Águas SA realizou e explora furos de captação de água mineral de tipo Vitalis considerada “imprescindível ao normal e regular funcionamento da empresa em Castelo de Vide, que à data mantém 40 postos de trabalho essenciais à dinâmica económica e social do concelho”.

Por seu lado os três edifícios urbanos na Fonte da Vila propriedade da atual Unicer Águas SA (ex-Empresa das Águas Alcalinas e Medicinais de Castelo de Vide), estiveram afetos a estabelecimento termal encerrados desde os anos 90 e são considerados “de arquitetura notável”. Encontram-se em situação de “degradação evidente” por nunca terem sido desde então alvo de manutenção adequada nem obras de requalificação.
Recorda-se que a Câmara Municipal assinou recentemente, no quadro da participação na Rede das Judiarias Portuguesas, uma candidatura ao Programa EEA Grant’s – Rota de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas – que vsa a recuperação cofinanciada do Edifício Termal para ali instalar um Centro de Interpretação Garcia d’Orta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s