Eustáquio e Barretto começaram em Nisa

Eustáquio 1003766

António Eustáquio, há anos a tocar guitarra portuguesa e guitolão (um instrumento dela derivado, único no mundo) e Carlos Barretto, um dos nomes maiores do jazz em Portugal, juntaram-se num trabalho conjunto que já deu origem a um disco, lançado em Maio deste ano. Agora, apresentam-no em Lisboa e em Braga, em concertos onde revisitarão temas desse disco e outros da sua já vasta carreira musical. O primeiro encontro entre ambos já data de há três décadas. Foi em Lisboa, nos meios do jazz, como conta António Eustáquio.

“De vez em quando eu ia ao Hot Clube. Um dia, estava no balcão, e começo a ouvir um contrabaixo a tocar superiormente. Ao meu lado estava o Rui Neves, crítico de jazz, perguntei-lhe quem era e ele disse: ‘É o melhor músico de jazz português!’ No final do concerto fui cumprimentá-lo e conhecê-lo. Isto já lá vão uns trinta e tal anos. Começámos então a fazer alguns trabalhos juntos, pontualmente.” Até que essa colaboração ganhou laços mais efectivos. “Quando eu fiz a apresentação do guitolão, o Carlos estava em Nisa, perto de Castelo de Vide, onde eu resido, e aí começámos a pensar num trabalho em conjunto: porque não cruzar as sonoridades do guitolão e do contrabaixo? Experimentámos e ficou realmente muito interessante, em relação ao timbre dos dois instrumentos.”

A primeira abordagem foi de improviso. “Mas já estávamos à procura de temáticas, de temas”, lembra Carlos Barretto. “O António ia trazendo alguns, eu propunha uma ou outra coisa, e fomos criando repertório. Foi em Nisa que constituímos o repertório principal.”

At http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/eustaquio-e-barretto-uma-conversa-de-cordas-entre-guitolao-e-contrabaixo-1714400?page=-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s