Artigo de opinião: “Uma Syriza no topo do bolo…”

syriza

Adormeci com a vitória do Syriza. Acho que em paz. E tranquila e, lá bem no fundo, satisfeita. Não sou de cores mas não gosto de viver a preto-e-branco e desconfio que é assim que esta Europa tem andado a viver, recolhida sob si mesma, a dois tons: o da austeridade e o do medo.

Dos Gregos só posso dizer que mostraram que são gente que preza a liberdade e a democracia, mesmo quando lhes não restava outra alternativa que não vir para a rua gritar e encher as ruas. Foram roubados e humilhados,tal como nós mas não deixaram que lhes roubassem ou espezinhassem a dignidade. Aqui os nossos ilustrados governantes ao colocarem-se à margem desta determinação só mostraram aquilo que já não nos surpreende: que com essa atitude cobarde, não foram os gregos que ficaram isolados, fomos nós que ficámos entregues a esta vil sorte da austeridade absurda.

Independentemente do que aí venha, eu fico feliz por saber que ainda há quem não se vergue, regozijo-me com quem ainda acredite que pensar com a própria cabeça e andar pelos próprios pés seja o equilíbrio que falta à classe política. Mas também sei que o avançar é também não dar passos maiores que a perna. Não é perfeito, mas ainda assim, um bolo muito desejado com uma cereja no topo: o da vontade. De mudar.

Andreia Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s