Quem é que defende o granito?

1234470_627403030624839_726125117_n“Capital do granito” apresenta manifesto em defesa da “pedra rainha”

“O manifesto exige do Governo a criação de condições para tornar o sector mais competitivo. O documento é apresentado na Feira do Granito, em Vila Pouca de Aguiar, onde mais de metade da economia da região assenta na “pedra rainha”.

Associações, núcleos empresariais e autarquias estão a preparar um manifesto em defesa do sector do granito, em que reivindicam do Governo gasóleo e electricidade bonificados, a revisão da lei dos explosivos, a eliminação das cauções impostas para abrir ou ampliar negócios e o fim das portagens nas Scuts.

Os subscritores desta iniciativa, que vai ser apresentada no decorrer da Feira do Granito, em Vila Pouca de Aguiar, alertam para a urgência de as reivindicações serem atendidas pela tutela, sob pena de o sector “asfixiar por falta de competitividade, perante outros mercados internacionais”.

O granito é a principal fonte de emprego do concelho, abrangendo 4.350 pessoas, de forma directa e indirecta, e representou, em 2012, cerca de 150 milhões de euros de volume de negócio.”

At http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=157376

2 opiniões sobre “Quem é que defende o granito?”

  1. Pois…. Há muito que falei sobre a necessidade de medidas que pudessem proteger a nossa produção. nomeadamente no Concelho de Nisa! O Granito de Alpalhão é único e certificado mundialmente! Quando o Governo Português permitiu a entrada dos Chineses com o seu granito de pior qualidade mas “aparentemente” igual ao nosso, contribuiu para a lenta “morte” das nossas indústrias! O Granito de Alpalhão durante os anos 80 e 90 representou um dos sectores mais importantes para a economia portuguesa pois permitiu diminuir o nosso desequilíbrio entre importações e exportações. Fomos importantes para o PIB! Mas quem nos governa é BURRO! O resultado todos sabemos e estamos a pagar a factura! Infelizmente eu sei o que representa! Só lamento que a actual presidente, ainda enquanto Vereadora tudo tenha dito e continua a dizer contra as indústrias do sector! Não sabe nem nunca saberá o que é trabalhar horas e horas, dias e dias, hipotecar bens para pagar salários, não ter férias, horas de espera em empresas para receber pagamentos, horas de espera em Ministérios – Dias de desespero! Eu sei! Porque sempre acreditei nos recursos deste Concelho e comigo uma família e sempre vivi aqui! Investir aqui não é nem nunca será um grande negócio! Como não é para o interior do País! Mas há sempre algo que vale a pena …Continuar a lutar pelos nossos sonhos ! Só agora desabafo porque…antes era Presidente de Câmara e fui acusada de proteger interesses pessoais! Doi muito…! Mas continuo a AMAR este Concelho! Outros que o provem! VIvam aqui! Criem postos de trabalho! ACREDITEM EM NISA!

    Gostar

  2. Neste conselho poucos se preocupam com o granito (extração e transformação em cubos calçada e alguns derivados) ja que a transformação de Rocha ornamental acabou no nosso conselho (as duas fábricas que havia)….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s